É inegável a relevância de uma sala de reunião para receber e acomodar clientes, parceiros e planejar o futuro de um empreendimento. Mesmo empresas que não dispõem de um espaço físico próprio e estão alocadas em espaços compartilhados — como muitas startups têm feito — estão cientes da importância de um local adequado para reuniões. Afinal, um ambiente profissional desses transmite credibilidade e conforto a todos, mantendo o foco direcionado no objetivo do encontro.

Para que você compreenda essa importância, este post vai destacar alguns pontos que geram uma percepção mais positiva do seu negócio com o uso de salas apropriadas para tais ocasiões. Confira!

1. Boa apresentação

Para suprir a ausência de uma sala de reunião, empreendedores têm usado espaços públicos para se encontrar com parceiros e clientes, realizar treinamentos e entrevistar candidatos. E, embora tenham suas qualidades, um café ou restaurante têm menos apelo comercial.

E sabe por quê? Com uma sala de reunião, você está apresentando o seu negócio à outra pessoa. É o primeiro contato que ela terá com o seu empreendimento e, por isso, uma boa impressão inicial pode ser determinante para a condução das conversas.

Sem falar que uma sala corporativa preserva a privacidade dos seus ocupantes — algo fundamental em reuniões. Assim, o encontro transcorre com todos à vontade em compartilhar informações que possam ser sigilosas.

2. Infraestrutura adequada

Para encantar o seu interlocutor, comunicação é crucial. Só que ela não precisa ser limitada aos argumentos verbais: com uma sala de reunião, você conta com uma infraestrutura totalmente equipada com:

  •         Mesas e cadeiras reguláveis e cômodas, apropriadas para esse tipo de encontro;
  •        Aparelhos para a realização de teleconferências;
  •         Iluminação artificial e direcionada;
  •         Internet;
  •         Projetores.

Entre outros equipamentos e acessórios que contribuem para ter a apresentação sob o seu controle, livre de dispersões e equipada com o que você precisar para conduzi-la. Sem falar em amenidades, como água e café, que ajudam a relaxar antes de uma nova rodada de negociações, por exemplo.

Em cafés, restaurantes e outros espaços públicos, isso ocorre com menos intensidade. Principalmente, por conta de todo o incontrolável ruído ao redor que pode fazer com que os participantes da reunião não relaxem completamente.

3. Otimizar as pautas

Uma sala de reunião também é diferenciada, para tais situações, porque evita a dispersão. Locais públicos são um convite à distração e podem prolongar o encontro além do necessário. E isso, muitas vezes, pode ser prejudicial para a resolução daquela reunião.

Com tantos recursos à disposição, esse tipo de ambiente torna a reunião mais organizada. Sem falar que contribui para uma conversa mais fluida e objetiva.

4. Custo/benefício

Por fim, vale mencionar o custo/benefício de uma sala de reunião. Em coworkings, o aluguel de salas oferece todas as vantagens aqui citadas, e promove facilidades múltiplas para encantar o seu convidado desde o primeiro momento.

O custo é acessível e, os resultados, imediatos. Pode ser a oportunidade ideal para você impulsionar o seu negócio causando uma excelente primeira impressão nas pessoas convidadas para aquela reunião.

E, agora que você já está ciente da importância de uma sala de reunião para os seus encontros profissionais, que tal seguirmos para a parte prática? Para isso, convidamos você a conhecer nossas 6 dicas para ter uma reunião mais produtiva!

A UPStairs Coworking conta com uma sala de reunião privativa e equipada para que você possa fazer suas reuniões em um ambiente profissional e, o melhor, localizada bem no centro da cidade!