E aí, como anda o planejamento da sua empresa para 2018? Caso você esteja esperando a correria de fim de ano se encerrar para iniciar o processo, é hora de repensar a sua estratégia. Afinal de contas, você provavelmente está atrás de boa parte da concorrência.

Isso porque é fundamental garantir antecipação a esse processo, para que o seu negócio possa arrebentar no próximo ano, já devidamente estipulado e tracejado. Do contrário, você e sua equipe passarão os primeiros meses apenas reagindo, e não agindo estrategicamente.

Pois então, para ajudar no planejamento da sua empresa para 2018, nós selecionamos algumas dicas e orientações nesse sentido, para que as resoluções de fim de ano já comecem a valer antes mesmo do próximo ano iniciar. Confira!

A importância em fazer o planejamento da sua empresa para 2018

Ao realizar um planejamento anual, fica muito mais fácil:

  •         Organizar e estruturar todas as atividades comerciais;
  •         Identificar melhorias em todos os processos produtivos;
  •        Analisar com eficiência investimentos e o orçamento para o ano inteiro;
  •         Analisar o cenário — macro e micro — para a tomada de decisão.

 

Pense, também, que a ausência desse tipo de análise estratégica é um dos principais causadores do fechamento de empresas. Principalmente, aquelas em seus primeiros anos de funcionamento. Por isso, analise resultados e trace previsões para que o ano seja o mais previsível possível. E tome nossas dicas como base para isso!

Outra dica é analisar o mercado por completo para gerar um eficiente planejamento da sua empresa para 2018. Registre e tenha todos os dados documentados, pois eles ajudam na projeção de novas metas e objetivos.

Também vale observar que é importante ter, no planejamento da sua empresa para 2018, um plano de contingência, de maneira que eventuais imprevistos sejam facilmente contornados. O que nos leva a um tópico muito pertinente, que é a análise do futuro do trabalho.

Faça uma análise completa deste ano

Um bom líder consegue ter a sua empresa na palma da mão — em todos os aspectos possíveis. Isso significa ter em mãos um balanço geral do ano em que vivemos com os resultados dos principais indicadores do seu negócio, como:

  •         Produtividade;
  •         Lançamentos;
  •         Número de clientes adquiridos e que deixaram de comprar;
  •         Impactos de suas campanhas e ações estratégicas;
  •         Faturamento.

 

Os resultados importam, pois são parâmetros para o planejamento da sua empresa para 2018. Com base neles é que são traçadas novas estratégias para obter um ano ainda melhor.

 

Defina metas no planejamento da sua empresa para 2018

As metas são complementares ao que dissemos acima: elas orientam todos os passos a serem tomados, no ano seguinte, para que tais resultados projetados sejam alcançados — e, quem sabe, superados. Reuniões mais produtivas ajudam, e muito, nesse sentido.

Isso também significa que o orçamento e os fatores externos (como o momento do mercado e a economia do país, entre outros) sejam levados em conta. O primeiro, para que você tenha os recursos necessários para colocar em prática suas ações estratégicas e, o segundo, para avaliar o momento mais oportuno de investir em metas mais ousadas.

 

Analise também o planejamento financeiro de sua empresa

Com base em suas metas, o planejamento financeiro também deve estar presente. Por meio dele é que se desenha o melhor tipo de estratégia para o desenvolvimento sustentável de sua empresa ao longo do ano inteiro.

Sem falar que ele ajuda a identificar o melhor momento para lançar um novo produto ou serviço. Essa análise — interna e externa — consiste em compreender o mercado e a tomar a decisão mais assertiva para que os investimentos rendam e exista uma boa resposta do consumidor.

 

Planeje a montagem de uma equipe coesa

No que diz respeito ao cumprimento de metas e desenvolvimento de sua marca, procure analisar o nível de satisfação de sua equipe. Para tanto, faça avaliações e forneça feedbacks periodicamente, pois são atividades que promovem a satisfação individual, de seus colaboradores, e trabalha o desenvolvimento de sua equipe.

Consequentemente, você potencializa seus talentos e tem em mãos todas as ferramentas para construir e manter uma equipe vencedora para 2018.

Mantenha o foco em inovação, sempre

Por mais que as metas sejam ousadas ou tímidas, tendo em vista eventuais momentos de oscilação do mercado, é importante se diferenciar da concorrência. Para isso, o foco em inovação deve fazer parte do planejamento da sua empresa para 2018.


Identifique, em suas atuais soluções, quais podem ser aprimoradas para gerar uma melhor experiência ao público-alvo. Avalie as necessidades do consumidor e reinvente serviços e produtos que fazem parte do dia a dia dos clientes, mas que podem fazer ainda mais por eles.

Além dessas dicas, lembre-se de promover a integração e união entre a sua equipe e investir com mais estratégia para obter resultados ainda mais satisfatórios ao longo do próximo ano. E, para ficar por dentro de outras dicas que contribuem com o desenvolvimento do seu negócio, continue ligado em nosso blog!

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