O alcance orgânico do Facebook ainda gera resultado?

Você já reparou como ultimamente os seus resultados no Facebook caíram mesmo com uma estratégia adequada. O que pode estar acontecendo?

Primeiro é importante entender o alcance como: o número total de pessoas que visualizaram a publicação de forma não paga, independente de curtidas ou compartilhamentos (as chamadas interações), que pode alavancar esses números organicamente.

Nos últimos tempos o Facebook passou a contar numericamente os visitantes que de fato visualizaram aquele post em seu feed de notícias. Diferente das atualizações anteriores que contabilizavam pessoas que acessaram o aplicativo naquele momento mas que não necessariamente visualizaram seu post. Olhando por essa métrica, é bastante honesto.

Com essa nova maneira de medir, na prática, é muito possível que o alcance caia, de maneira geral para todos os usuários e fanpages, influenciado também por outros fatores, como: a migração de jovens para outras redes, alteração nas métricas para priorizar postagens de amigos e familiares e o crescimento e popularização de outras plataformas, como Instagram e Youtube.

Sendo assim, algumas dicas podem ser valiosas para “hackear” o alcance pago e fazer valer seu conteúdo espontaneamente, vamos a elas:

Os recursos mais recentes da plataforma possivelmente engajam mais. Lives, por exemplo, são exemplos de publicação com bastante alcance e interação

Acompanhe o seu público, ficar de olho no que a sua base curtiu pode trazer muitas respostas.

Criar pensando no mobile faz muita diferença!

A grande maioria do tráfego de conteúdo já é feita pelos celulares. Horário fixo é um erro.

Observe as flutuações da audiência e aprenda com ela.

Os resultados das ações não vem do dia para a noite.

Resumindo:

Não há regra, o importante é se atentar aos lugares comuns do tipo “o alcance do facebook não funciona mais”. Vale apostar no dinamismo da rede e nas construções e aprendizados diários.

E mais importante ainda é ter a consciência de que independente de alcance, um trabalho bem feito parte de você. O gestor deve incentivar conteúdos criativos que dialoguem direto com o seu público, lembrando que quanto mais simplificada estiver a informação, mais facilmente ela será compreendida e pronta para gerar mais resultados.

 

Clariô

Colunista, Paulo Tothy
Publicitário e fundador da agência Clariô