Escolha uma Página

Gestão e inovação: entenda como reinventar sua empresa!

A necessidade de inovação, muitas vezes, surge em momentos de crise e de dificuldades de crescimento. Não há nada de mal nisso, até porque é em momentos de pressão que se descobre novas saídas para situações complicadas. Unir gestão e inovação é a maneira mais inteligente de reinventar a sua empresa e buscar o seu crescimento e amadurecimento no mercado.

Hoje, vamos falar sobre um pensamento fora do comum na maioria das empresas do mundo, uma ruptura com a visão que normalmente se tem da gestão de empresas, que nos torna limitados e presos a modelos antigos e inadequados aos tempos atuais. Algumas reflexões sobre o assunto ajudam a ampliar o ponto de vista e enxergar a gestão com outros olhos.

Reflexões sobre gestão e inovação

A primeira coisa a se desconstruir é a ideia de tomar grandes e importantes decisões da melhor maneira possível. Decisões grandes significam grandes riscos e, normalmente, são mais difíceis de desfazer, em caso de problemas. Por que não focar nas pequenas decisões, aquelas que permitem melhor visão do detalhe e representam pequenos passos a serem completados?

Além disso, para superar a concorrência, tendemos a pensar que é preciso fazer mais do que eles, quando na verdade o caminho pode estar no sentido contrário. Considere fazer menos que os seus concorrentes para fazer melhor, para ser mais especializado na sua proposta.

Errar, às vezes, é inevitável, mas isso não significa que deve ser algo necessariamente negativo. É importante aprender com os erros, repensar as ações e ser ágil neste processo, segundo o conceito de “falhe rápido, ajuste rápido”.

Isso significa não perder tempo com coisas que não estão dando certo e reforçar as que estão. É melhor deixar o ego de lado e ser prático, sempre olhando adiante.

Reinventando sua empresa e os processos internos

A inovação tem que vir de dentro. Inovar não é apenas uma atitude, mas o resultado de um projeto sobre a cultura de uma empresa, com impactos profundos nos seus processos e fluxos de trabalho internos.

Repense a forma como sua empresa funciona e otimize ao máximo o aproveitamento do tempo — agora sua empresa está pronta para inovar.

Dicas para despertar a inovação na sua empresa

Inovação não brota do chão espontaneamente; ela pede bastante preparação e foco para acontecer. Prepare o terreno e viabilize o surgimento de ações inovadoras dentro da sua estrutura interna com as práticas mais indicadas.

– Continue investindo

Não importa a crise ou qualquer cenário desfavorável. O investimento em inovação e em eficiência operacional tem que ser constante, sob a pena de a sua empresa perder fôlego ao longo da sua curva de crescimento.

Gestão e inovação devem andar de mãos dadas, para que nenhuma das duas perca o equilíbrio ou desacelere no caminho.

– Escute o seu consumidor e também o colaborador

Esteja aberto a feedbacks dos clientes e da sua equipe. As pessoas mais próximas do seu produto ou serviço são as que mais têm a dizer a seu respeito. Grandes aprendizados podem vir dessa interação, portanto, dê ouvidos à voz do seu consumidor!

– Mantenha a simplicidade

Procure manter tudo o mais simples e objetivo possível — isso permite dar mais atenção aos detalhes e ter mais foco em cada ação desenvolvida. Além do mais, clientes adoram a simplicidade e os benefícios que vêm junto dela.

– Resolva um problema

Normalmente, inovar significa resolver um problema antigo de um jeito mais prático e fácil. Identifique problemas que precisem de formas mais simples de serem resolvidos no dia a dia para incorporar no seu produto. Para isso, é necessário enxergar o mundo de maneira mais aberta e enxergar todas as possibilidades que se colocam no nosso caminho.

A inovação não é um bicho de sete cabeças! Por isso, pare e pense no que o seu negócio poderia ser melhor e como mudar, depois coloque em prática e teste. Então, qual é o processo que você acha que precisa melhorar no seu negócio? Conte pra gente nos comentários!

 

Andress Souza Bento

Colunista, Andress Souza Bento
Fundador da PostSpot.