O ano já começou e, se você ainda não iniciou o seu planejamento estratégico, a hora é agora! Mas, para facilitar as suas decisões que vão ter grande impacto nos próximos meses de desenvolvimento da sua empresa, vamos adiantar uma dica para você: o coworking.

Ao migrar para um coworking, você ganha mais flexibilidade para gerir o seu negócio. Sem falar na desburocratização de processos e redução de custos. Entre outros motivos que reunimos para apresentar a você porque migrar para um coworking ainda este ano. Confira!

1. Economia

Pense no investimento necessário para dar estrutura e infraestrutura ao seu negócio. Agora, some ao total os custos com serviços diversos, como a limpeza do espaço, secretária ou mesmo telefonia. Isso tudo tende a tornar ainda mais desafiador o desejo em empreender.

Já o coworking conta com essas características e diferenciais embutidos em seu custo mensal. Uma única despesa que concentra uma série de itens para compor funcionalidade e flexibilidade ao seu negócio — e com um investimento muito mais em conta.]

2. Internet que funciona

Vai migrar para o coworking? Então, confira o tipo de internet oferecido no espaço. Afinal de contas, manter o seu negócio móvel demanda um serviço de internet de alta velocidade e estabilidade.

Isso porque o coworking vai abrigar não apenas as necessidades e objetivos de sua empresa, mas o de outros empreendedores, também, e ao mesmo tempo. Por isso, ao firmar contrato com um coworking você pode se beneficiar de uma internet de alta qualidade.

3. Produtividade

Em um espaço próprio para empreender, sua equipe fica naturalmente mais produtiva. Afinal, ao redor você se depara com diferentes pessoas, mas com um propósito em comum: prosperar profissionalmente. E isso, por si só, é um estímulo coletivo.

4. Aprendizado constante

Com base no motivo anterior podemos acrescentar que o coworking estimula o aprendizado contínuo. É onde ideias, visões e estratégias são compartilhadas. Assim, novos conhecimentos e perspectivas são continuamente agregados à sua realidade.

5. Melhora a imagem do seu negócio

Empresas — de qualquer porte ou segmento — que começam na garagem de casa ou mesmo em um home office adaptado podem prosperar como qualquer outra. Acontece que, em um coworking, você transmite uma imagem profissional desde a sua fundação.

Isso porque você tem um endereço físico, um espaço apropriado para se reunir com clientes, parceiros e os seus colaboradores gerando, naturalmente, mais credibilidade para todos.

6. Espaço adequado para reuniões

Além de credibilidade, o coworking pode oferecer ao seu dia a dia corporativo mais funcionalidades práticas, como um espaço adequado para reuniões.

Reuniões profissionais já são desafiadoras, no sentido de manter a produtividade em pauta e organizá-la. Por isso, o coworking se destaca por oferecer um ambiente cômodo e totalmente direcionado para a realização de reuniões cada vez mais produtivas.

7. Localização privilegiada

Um endereço físico para o seu negócio ajuda, como mencionamos, a trazer mais credibilidade. Especialmente, quando o coworking está localizado em uma área privilegiada. Algo que pode significar fácil acesso, logística corporativa e uma região valorizada. Por isso, procure por um coworking que possa atender às suas necessidades, mas também as dos seus parceiros e clientes. Afinal, você pode migrar para outro espaço caso o local deixe de ser uma conveniência para o desenvolvimento de sua empresa.

8. Flexibilidade de contrato

Finalizamos o último tópico fazendo a abertura deste: o coworking é uma opção desburocratizada para empreender. Você fecha o contrato, leva consigo uma série de benefícios — como os serviços já citados — e pode interromper a parceria quando quiser.

Isso faz com que empresas busquem por novos modelos para gerir o negócio e que seja igualmente acessível e funcional. No caso do coworking, vale a pena colocar no papel os custos e desafios burocráticos para colocar em prática a sua ideia para um empreendimento.

9. Networking

Empreender significa, também, estar em contato com clientes, parceiros e fornecedores em potencial a todo instante. E, no coworking, isso acontece naturalmente, todos os dias.

Além da troca de conhecimento, você pode estar a poucos metros de um cliente em potencial, ou mesmo de um parceiro que pode potencializar a eficácia das soluções já oferecidas em sua empresa. Assim, sem perceber, só de ir a um coworking você já está fomentando o networking.

10. Não é uma moda

O coworking não é uma tendência, mas a consolidação de um modelo de negócio. Mais empresas e empreendedores individuais estão migrando para esses espaços. E, se você ainda tem dúvidas de que essa mudança pode ser benéfica para a sua empresa, convidamos você a entender porque o coworking é ideal para você!

eBook Como um Coworking pode alavancar seu negócio